Aplicação de técnicas multivariadas no estudo da divergência genética em cana-de-açúcar

João de Andrade Dutra Filho, Luiz José Oliveira Tavares de Melo, Luciane Vilela Resende, Clodoaldo José Anunciação Filho, Gerson Quirino Bastos

Resumo


Estudos sobre divergência genética são importantes na identificação de genitores potenciais para a obtenção de novos indivíduos com maior efeito heterótico. Em cana-de-açúcar esses estudos assumem fundamental importância, pois com o passar do tempo as variedades comerciais devem ser substituídas de suas áreas de cultivo, devido a sérios declínios agronômicos e industriais ocasionados pela degenerescência varietal. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a divergência genética em progênies de cana-de-açúcar, através de técnicas multivariadas, com base em oito caracteres agroindustriais. O trabalho foi conduzido na área agrícola da Usina Santa Tereza, município de Goiana (PE), durante o ano agrícola 2007/2008. Foi utilizado o delineamento experimental casualizado em blocos completos com cinco repetições. As variáveis analisadas foram: toneladas de pol por hectare, toneladas de cana por hectare, fibra, pol % corrigida, pureza, teor de sólidos solúveis, açúcares redutores e açúcar total recuperável. Após análise de variância e estimação de parâmetros genéticos, a distância generalizada de Mahalanobis foi calculada para quantificar a dissimilaridade. Foram utilizados o método hierárquico de ligações médias (UPGMA) e o método de otimização de Tocher. O coeficiente de herdabilidade média foi de alta magnitude para as variáveis TPH e TCH, indicando possibilidade de sucesso na seleção com base nesses caracteres. A metodologia aplicada permitiu a identificação de progênies de maior divergência genética proporcionando ao fitomelhoramento canavieiro da RIDESA sugestão de cruzamentos a serem realizados futuramente.


Palavras-chave


Cana-de-açúcar; Hibridação vegetal; Melhoramento genético

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.