Segmentos de vertente e atributos do solo de uma toposseqüência na região de Manicoré, AM

Milton César Costa Campos, Mateus Rosas Ribeiro, Valdomiro Severino de Souza Júnior, Mateus Rosas Ribeiro Filho, Edivan Uchôa Cavalcanti da Costa

Resumo


As variações dos atributos do solo ocorrem em função de vários fatores tais como: clima, material de origem, vegetação e, especialmente do relevo, que regula o escoamento superficial e a drenagem, e tem influência no tempo de exposição dos materiais à ação do intemperismo. O objetivo deste trabalho foi estudar a influência dos diferentes segmentos de vertente nos atributos do solo em uma toposseqüência na região de Manicoré, AM. Foi estabelecido um caminhamento de 3.000 m a partir do "espigão" da vertente no sentido do caimento mais suave do relevo e os segmentos da vertente foram determinados com base na "quebra" de declive do terreno. Foram coletadas 20 amostras nos diferentes segmentos de vertentes identificados: topo alto: 0,0-0,19 e 0,37-0,60 m; meia encosta: 0,0-0,28 e 0,60-0,80 m; sopé de transporte: 0,0-0,15 e 0,42-0,71 m e topo baixo: 0,0-0,15 e 0,20-0,40 m. O critério de escolha das profundidades foi à coincidência com os horizontes diagnósticos superficiais e subsuperficiais determinados na descrição morfológica dos perfis. Foram realizadas análises físicas de textura, densidades do solo e das partículas, porosidade total e condutividade hidráulica, Nas análises químicas foram determinados pH, em água e em KCl, Ca, Mg, K, e Al trocáveis, P disponível, H+Al e C orgânico. Com o uso das técnicas estatísticas multivariadas foi possível distinguir diferentes ambientes geomórficos independentes dos segmentos de vertente identificados. As variações do relevo favoreceram a presença de solos distróficos no topo alto e solos eutróficos no sopé de transporte.


Palavras-chave


Formas do relevo; Manicoré; Pedogênese

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.