Divergência genética entre linhagens de melão do grupo Inodorus

Glauber Henrique de Sousa Nunes, Dalila Regina Mota de Melo, Django Jesus Dantas, Fernando Antônio Souza de Aragão, Elaíne Welk Lopes Pereira

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo estimar a divergência genética entre linhagens Pele de Sapo e entre linhagens Honey Dew. Foram avaliadas dez linhagens de melão Pele de Sapo e dez linhagens de melão Honey Dew, em experimentos separados, conduzidos em blocos casualizados com três repetições. A divergência genética foi estimada pela distância de Mahalanobis. Foram utilizados os métodos de Tocher e UPGMA para o agrupamento das linhagens. Para as linhagens Pele de Sapo, constatou-se divergência genética com a formação de quatro e cinco grupos conforme os métodos de agrupamento de Tocher e UPGMA, respectivamente. Sugere-se cruzamento das linhagens PS-01, PS-05 e PS-7 entre si ou com as demais linhagens do grupo I. Para as linhagens Honey Dew, verificou-se a formação dos mesmos três grupos nos métodos de agrupamento de Tocher e UPGMA. O grupo II formado pelas linhagens OF-01 e OF-02; o grupo III pela linhagem OF-03 e o primeiro grupo pelas demais linhagens. Com relação às linhagens Honey Dew, recomenda-se os cruzamentos das linhagens OF-01 ou OF-02, com as demais linhagens avaliadas. A linhagem OF-03, com características semelhantes às linhagens OF-01 ou OF-02 pode ser cruzada com as linhagens do grupo I.


Palavras-chave


Cucumis melo; Heterose; Escolha de genitores; Distância de Mahalanobis

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.