Investigação da qualidade das águas em reservatório do semiárido usando geoprocessamento e análise multivariada

Deborah Mithya Barros Alexandre, Eunice Maia de Andrande, Fernando Bezerra Lopes, Helba Araújo Queiroz Palácio, Andrea Cristina da Silva Ferreira

Resumo


Este estudo foi conduzido no açude Serrote (barragem Edson Queiroz), localizado na bacia do rio Groaíras, no norte do estado do Ceará, objetivando-se investigar a variabilidade espaço-temporal da qualidade da água. Foram coletadas amostras de água em quatro pontos do corpo hídrico, durante os meses de fevereiro, maio e agosto de 2007 e maio e agosto de 2008, totalizando cinco campanhas. Os parâmetros considerados neste estudo foram Condutividade Elétrica da água (CE), potencial hidrogeniônico (pH), oxigênio dissolvido (OD), temperatura (T), fósforo total (P) e clorofila ‘a’. As investigações dos dados foram realizadas pelo emprego de análise multivariada (análise de agrupamento) e técnicas de geoprocessamento. Dois grupos homogêneos foram formados independentes do ponto de amostragem, expressando assim, a maior influência da sazonalidade interanual. O estudo mostrou que as maiores concentrações dos elementos investigados foram registrados no ano de 2008, que apresentou totais pluviométricos superiores a média normal em 53%. A dissimilaridade entre os dois grupos foi definida pela clorofila ‘a’ e o fósforo total. O grupo 1 apresentou águas de melhor qualidade, com concentrações em torno dos limites estabelecidos pelo CONAMA (357/05). Já o grupo 2 apresentou concentrações médias da clorofila ‘a’ e do fósforo total duas vezes superiores as registradas no grupo 1, estando as mesmas sempre superiores aos limites estabelecidos pelo CONAMA (357/05) para consumo humano. O reservatório apresenta características próprias indicativas de eutrofização, em decorrência do clorofila ‘a’ e do fósforo total, que variaram de acordo com o uso e o manejo do solo no entorno do reservatório.


Palavras-chave


Água-qualidade; Análise por agrupamento; Eutrofização

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.