Cultivo orgânico de coentro em plantio direto utilizando cobertura viva e morta adubado com composto

Leonardo Barreto Tavella, Robson de Oliveira Galvão, Regina Lúcia Féliz Ferreira, Sebastião Elviro de Araújo Neto, Jacson Rondinelle da Silva Negreiros

Resumo


O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho agronômico do coentro em sistema de plantio direto orgânico sob diferentes tipos de cobertura viva e palhada e doses crescentes de composto orgânico. Foi utilizado o delineamento em blocos aleatorizados em esquema de parcela subdividida com quatro repetições. As parcelas corresponderam aos sistemas de plantio direto com cobertura viva de Arachis pintoi, cobertura viva de plantas espontâneas e cobertura com palhada de resteva natural que foram comparados ao preparo convencional do solo com canteiro e sem cobertura. As subparcelas representavam as doses residuais de composto orgânico 10; 20 e 30 t ha-1 (base seca). O sistema de plantio direto com palhada de resteva natural e o preparo convencional proporcionaram os melhores resultados em todas as variáveis avaliadas na planta, comparado com os sistemas de plantio direto com cobertura viva de amendoim forrageiro e plantas espontâneas. O coentro respondeu linearmente a adubação orgânica, com produtividade de 4.554 t ha-1 a 6.542 t ha-1 quando adubado de 10 a 30 t ha-1, respectivamente.


Palavras-chave


Coentro; Agricultura orgânica; Amendoim forrageiro; Palhada-utilização na agricultura

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.