Desempenho produtivo de tourinhos Nelore x Limousin alimentados com dietas contendo gérmen de milho integral

Fabrícia Rocha Chaves Miotto, José Neuman Miranda Neiva, Tadeu Vinhas Voltolini, Marcos Cláudio Pinheiro Rogério, Kélvia Jácome de Castro

Resumo


Foi objetivo deste trabalho avaliar o consumo de nutrientes e o desempenho produtivo de bovinos Nelore x Limousin alimentados com dietas contendo 0; 15; 30 e 45% de gérmen de milho integral (GMI) na matéria seca (MS) das rações, com relação volumoso:concentrado de 25:75. Utilizaram-se 24 tourinhos Nelore x Limousin em confinamento distribuídos em quatro dietas e seis repetições num delineamento inteiramente casualizado. Os animais apresentavam idade de 20 meses e peso médio inicial de 321,25 kg. Foram avaliados os consumos MS, proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), carboidratos não fibrosos (CNF), hemicelulose (HEM) e extrato etéreo (EE). Como indicadores de desempenho avaliou-se ganho de peso total (GPT), ganho médio diário (GMD) e conversão alimentar (CA). Não foi observado efeito das adições de GMI sobre os consumos de MS. Porém, a inclusão de GMI proporcionou aumento nos consumos de PB, FDN, FDA, HEM e EE. Para cada 1% de inclusão de GMI na dieta foram elevados em 4 ; 20; 9; 11 e 8 g, os consumos diários de PB, FDN, FDA, HEM e EE, respectivamente. O consumo de CNF foi reduzido com o aumento de GMI nas dietas. Os GPT e GMD foram elevados em 636 g e 10 g dia-1, respectivamente, para cada 1% de adição de GMI às dietas. A CA não foi influenciada pela inclusão de gérmen de milho apresentando média de 4,49 unidades. Concluiu-se que o GMI pode ser incluído em nível de até 45% da MS em dietas para bovinos machos terminados em confinamento.

Palavras-chave


Confinamento; Conversão alimentar; Ganho de peso; Subprodutos; Valor nutritivo.

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.