Cultivo hidropônico de chicórias lisa e crespa e almeirão em diferentes concentrações de solução nutritiva

José Magno Queiroz Luz, Monalisa Alves Diniz da Silva, Lenita Lima Haber, Adriano César Pirolla, Luiz Fernando Arvati Doro

Resumo


O presente trabalho avaliou o desenvolvimento agronômico das chicórias lisa e crespa e do almeirão em diferentes concentrações da solução nutritiva proposta por Furlani et al. (1999), em sistema hidropônico NFT. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com 03 repetições, em esquema de parcela subdividida, tendo nas parcelas as concentrações da solução nutritiva (50; 75; 100; e 125%) e nas subparcelas a posição da planta no perfil hidropônico (I - posição inicial, II - posição intermediária, III - posição final). Avaliou-se altura e diâmetro da planta, número de folhas, massas frescas e secas da parte aérea e da raiz. Apenas para a chicória lisa, houve interação significativa para número de folhas na concentração de 125%, com maior número as plantas nas posições intermediária e final. Com relação às plantas de chicória crespa, a posição inicial do perfil hidropônico proporcionou um melhor desenvolvimento; já as plantas de almeirão não foram influenciadas pelos fatores em estudo. O cultivo hidropônico das chicórias lisa e crespa e do almeirão pode ser realizado com a solução nutritiva proposta por Furlani et al. (1999) na concentração mais diluída (50%).

Palavras-chave


Cichorium endivia; Cichorium intybys; Hidroponia.

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.