Efeito do confinamento do sistema radicular sobre capim-limão (Cymbopogon citratus)

Cláudia Lopes Prins, Silvério de Paiva Freitas, Eliemar Campostrini, Geraldo de Amaral Gravina, Fabrício de Oliveira Reis

Resumo


O confinamento do sistema radicular (CSR) é um fator de estresse que promove alterações no metabolismo e crescimento das plantas. O óleo essencial de capim-limão (Cymbopogon citratus) é utilizado industrialmente como aromatizante de alimentos e bebidas, dentre outras aplicações. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos do CSR sobre o crescimento e a atividade fotossintética da espécie. Foi utilizado delineamento em blocos casualizados, em esquema fatorial 5 x 5 , com 5 repetições por tratamento. Mudas obtidas através de divisão de touceiras foram cultivadas em vasos de 42; 11; 6; 1,5 e 0,5 L que corresponderam ao fator nível de confinamento do sistema radicular (NC). Aos 60; 90; 120; 150 e 180 dias após o plantio (DAP) foram avaliados: taxa fotossintética líquidas, número de perfilhos, área foliar, matéria seca da parte aérea e radicular. Os períodos de avaliação corresponderam ao fator tempo de confinamento do sistema radicular (TC). Observou-se que o CSR reduziu o crescimento do capim-limão principalmente pela inibição do perfilhamento. Plantas sob CSR apresentaram também menores área foliar, matéria seca da parte aérea e radicular. A atividade fotossintética líquida foram reduzida em, aproximadamente, 50% nas plantas crescidas em vasos de 11; 6; 1,5 e 0,5 L, mantendo-se constante em plantas crescidas em vasos de 42 L. Os resultados aqui apresentados alertam sobre o uso de recipientes em ensaios científicos, pois os efeitos dos tratamentos aplicados podem ser confundidos com aqueles oriundos do CSR.


Palavras-chave


Cymbopogon citratus. Photosynthetic activity.

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.