Desempenho agronômico de rúcula sob diferentes espaçamentos e épocas de plantio

Karidja Kalliany Carlos de Freitas, Francisco Bezerra Neto, Leilson da Costa Grangeiro, Jailma Suerda Silva de Lima, Kallyo Halyson Santos Moura

Resumo


Dois experimentos foram conduzidos na horta do Departamento de Ciências Vegetais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró-RN, sendo o primeiro conduzido no período de junho a agosto e o segundo de setembro a outubro de 2005, com o objetivo de avaliar a influência de diferentes espaçamentos, em duas épocas de plantio, no desempenho produtivo da rúcula. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados completos, com os tratamentos arranjados em esquema fatorial 3 x 4 e com quatro repetições. Os tratamentos consistiram da combinação de três espaçamentos entre fileiras (20; 25 e 30 cm), com quatro espaçamentos dentro de fileiras (5; 6; 7 e 10 cm). As características avaliadas foram: altura de plantas, número de folhas por planta, massa seca da parte aérea e rendimentos de massa verde. Não houve interação significativa entre épocas de plantio e espaçamentos para altura de plantas, número de folhas por planta e massa seca da parte aérea. No entanto, foi observado efeito significativo de épocas de cultivo nas três características avaliadas e de espaçamentos no número de folhas por planta e na massa seca da parte aérea. Houve interação significativa entre épocas de plantio e espaçamentos para rendimento de massa verde da rúcula. As melhores performances agronômicas da rúcula foram observadas na segunda época de plantio nos espaçamentos 0,25 m x 0,05 m, 0,25 m x 0,06 m, 0,25 m x 0,07 m e 0,30 m x 0,06 m. A segunda época de plantio foi superior à primeira.

Palavras-chave


Eruca sativa. Arranjo de plantas. Desempenho produtivo da rúcula.

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.