Germinação e expressão morfológica de frutos, sementes e plântulas de Pilosocereus pachycladus Ritter

Haynna Fernandes Abud, Nayara Roberto Gonçalves, Rodrigo de Goes Esperon Reis, Diego de Sousa Pereira, Antonio Marcos Esmeraldo Bezerra

Resumo


Objetivou-se apresentar resultados sobre a morfologia de frutos, sementes, bem como a germinação e a descrição de estádios de crescimento das plântulas de Pilosocereus pachycladus. As sementes utilizadas foram obtidas de frutos colhidos na Fazenda Experimental Vale do Curu, em Pentecoste - CE. Foram utilizados 10 frutos para realização das determinações biométricas e morfológicas. Para a descrição da morfologia das sementes consideraram-se os aspectos externos e internos. Foram testadas duas condições de luminosidade (fotoperíodo de 12 horas e escuro completo) e três temperaturas (25; 30 e 20-30 ºC) dispostas num arranjo fatorial 2 x 3, no modelo inteiramente casualizado com quatro repetições de 50 sementes cada. Efetuaram-se contagens diárias até o 16° dia após a semeadura para avaliar: porcentagem e índice de velocidade de germinação. Para a descrição e ilustração da morfologia externa da plântula, foi realizada a semeadura de 200 sementes em bandeja de polietileno. Avaliaram-se os processos de germinação e crescimento das plântulas de facheiro durante um período de 150 dias, sendo caracterizados oito estádios de desenvolvimento, que foram baseados nas diferenças morfológicas observadas. Conclui-se que o fruto apresenta comprimento de 38,13 mm, espessura de 50,53 mm e 3786 sementes. As sementes de facheiro comportam-se como fotoblástica positivas e as temperaturas constantes de 25 e 30 ºC proporcionaram as maiores porcentagens e velocidades de germinação. Após 150 dias da semeadura a planta encontra-se com epicótilo em crescimento, com presença de grande quantidade de espinhos, e com 94,31 mm de comprimento.


Palavras-chave


Cactaceae; Facheiro; Caracterização morfológica; Crescimento

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.