Tolerance to salt stress in soursop seedlings under different methods of H2O2 application

André Alisson Rodrigues da SIlva, Jessica Dayanne Capitulino, Geovani Soares de Lima, Carlos Alberto Vieira de Azevedo, Luana Lucas de Sá Almeida Veloso

Resumo


: Objetivou-se com o presente trabalho, avaliar o efeito de diferentes métodos de aplicação de peróxido de hidrogênio sobre a produção de fitomassas e qualidade de mudas de gravioleira sob estresse salino. O estudo foi conduzido em casa de vegetação, utilizando-se de um Neossolo Regolítico Psamitico de textura franco-arenosa, no município de Campina Grande - PB. Os tratamentos foram distribuídos em delineamento inteiramente casualizados, em arranjo fatorial 5 x 4, sendo cinco níveis de condutividade elétrica da água de irrigação – CEa (0,6; 1,2; 1,8; 2,4 e 3,0 dS m-1) e quatro métodos de aplicação de peróxido de hidrogênio – (Testemunha; aplicação por embebição das sementes; aplicação por pulverização e aplicação por embebição e pulverização), com duas plantas por parcela e quatro repetições. A salinidade da água de irrigação a partir de 0,6 dS m-1 inibiu a produção de fitomassas, os índices fisiológicos e a qualidade de mudas de gravioleira.  A aplicação exógena de peróxido de hidrogênio por embebição das sementes se mostrou eficiente na atenuação do estresse salino sobre a fitomassa fresca e seca da raiz, suculência foliar, área foliar especifica, razão de área foliar e qualidade de mudas. O uso de águas salinas, com condutividade elétrica até 3,0 dS m-1 permitiu a produção de mudas de qualidade, sobretudo quando se utiliza método de aplicação de peróxido de hidrogênio via embebição das sementes. Com base na redução relativa da fitomassa seca total, a gravioleira na fase de formação de mudas foi classificada como sensível.


Palavras-chave


Irrigação; Salinidade

Texto completo:

PDF (English)


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.