Variabilidade temporal da precipitação mensal em Alegre – ES

Julião Soares de Souza Lima, Samuel de Assis Silva, Rone Batista de Oliveira, Roberto Avelino Cecílio, Alexandre Cândido Xavier

Resumo


Este trabalho teve como objetivo estudar a variabilidade temporal de 63 anos de dados de precipitação coletados no município de Alegre – ES, utilizando o semivariograma. Primeiramente, realizou-se a análise exploratória dos dados por meio de alguns parâmetros estatísticos como média, desvio-padrão, mediana, limite inferior e superior do intervalo de confiança para média com 95% de confiança e do box-plot. Os meses de maio, setembro, novembro e dezembro não apresentaram valores discrepantes de precipitação. As estações de chuva e seca estão representadas por seis meses em cada uma. A análise temporal foi realizada por meio de semivariâncias entre os 756 meses da série. Entre os meses de cada ano ocorre variabilidade temporal da precipitação em função das estações chuvosa e seca, apresentando estacionaridade entre um determinado mês em anos diferentes na série estudada. Não foram evidenciadas mudanças nos padrões de precipitação que sugerem influência das mudanças climáticas globais sobre as chuvas na estação estudada.


Palavras-chave


semivariograms, geostatistics, rainfall database.

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.