Efeitos do KCl e CaCl2 na absorção e transporte de Na+ em cajueiro exposto ao NaCl

Francisco Abel Lemos Alves, Sérgio Luiz Ferreira da Silva, João Paulo Matos Santos Lima, Joaquim Albenisío Gomes da Silveira

Resumo


No trabalho foram avaliados os efeitos do KCl e CaCl2 sobre a absorção e transporte de Na+ e K+ na presença de NaCl. Sementes do clone CCP 06 de cajueiro foram germinadas e cultivadas em vermiculita em casa de vegetação. Plântulas com 8 folhas foram transferidas para condições controladas, 25±2 °C, U.R 80%, Fotoperíodo de 12 h e 240 mmol m-2 s-1. Após aclimatação por 48 h, foram expostas, num esquema fatorial (2x2x2) de NaCl (0; 200 mM), KCl (0; 5 mM) e CaCl2 (0; 3 mM), perfazendo 8 tratamentos, por 72 horas em meio aquoso tamponado com HEPES 10 mM, pH 6,0. O NaCl induziu acúmulos significativos de Na+ nos tecidos. O acúmulo deste íon na parte aérea foi reduzido por efeito do KCl, exógeno. Entretanto, os tratamentos que continham NaCl + CaCl2 tiveram aumento desse íon em relação aos tratamentos que continham somente NaCl. O conteúdo de K+ em raízes e caules diminuiu na presença do NaCl, com exceção do tratamento com CaCl2 em raízes, e dos tratamentos contendo CaCl2 + KCl e CaCl2 em caules, nos quais esses tratamentos permaneceram aos níveis de controles. Nas folhas esse íon permaneceu inalterado, independente do tratamento. O efeito atenuador do CaCl2 não foi observado na absorção e/ou no transporte do Na+ pelas plântulas, em oposição aos resultados encontrados com o KCl. O objetivo foi verificar o efeito do KCl e do CaCl2 exógeno na absorção e no transporte de Na+ e K+ nas diferentes partes das plântulas de cajueiro expostas ao NaCl.


Palavras-chave


salinity, calcium, sodium and potassium salts, cashew, clone.

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.