Extração e atividade anticoagulante dos polissacarídeos sulfatados da alga marinha vermelha Halymenia pseudofloresia

José Ariévilo Gurgel Rodrigues, Valeska Martins Torres, Daniel Barroso de Alencar, Alexandre Holanda Sampaio, Wladimir Ronald Lobo Farias

Resumo


Os polissacarídeos sulfatados (PS) são encontrados em diversos organismos marinhos e suas atividades biológicas têm despertado grande interesse nas ciências médicas. O objetivo do presente estudo foi avaliar a atividade anticoagulante dos PS isolados da alga marinha vermelha Halymenia pseudofloresia. O composto foi obtido enzimaticamente durante a realização de três extrações consecutivas e, em seguida, purificado por cromatografia de troca iônica em coluna de DEAE-celulose. As frações obtidas foram concentradas por liofilização e submetidas à eletroforese em gel de agarose. A atividade anticoagulante foi avaliada através do tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA) usando plasma de coelho e padrão de heparina (100 UI mg-1). As extrações (47,14%) mostraram diferenças marcantes durante o fracionamento e no grau de purificação dessas macromoléculas. A espécie apresentou atividade anticoagulante superior a heparina. O TTPA das frações modificou-se acentuadamente entre as extrações, expressando-se de maneira dose-dependente e sofrendo um decréscimo de 464,2 (1aextração) para 137,1 UI mg-1 (3a extração). Os resultados sugerem que a atividade anticoagulante dos PS isolados de H. pseudofloresia foi promovida pela inibição da via intrínseca e/ou comum da cascata de coagulação. As modificações no TTPA possivelmente se justificaram pelas diferenças conformacionais desses PS e que serão elucidadas através dos mecanismos de ação envolvidos na coagulação e caracterização estrutural desses compostos.

Palavras-chave


Rodofícea. Macromoléculas sulfatadas. Coagulação sanguínea. Teste do TTPA.

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.