Nodulação e produtividade de grãos do feijão-caupi em resposta ao molibdênio

Luiz Fernando Carvalho Leite, Ademir Sérgio Ferreira de Araújo, Claudyane do Nacimento Costa, Alessandra Maria Braga Ribeiro

Resumo


A aplicação de micronutrientes como o molibdênio (Mo) pode ser importante para incrementar a fixação biológica do N2 e a produtividade do feijão-caupi. O presente trabalho objetivou avaliar, em condições de campo, o efeito da aplicação de Mo sobre a nodulação, crescimento e produtividade de feijão-caupi (cultivar BRS Guariba) em um Neossolo Flúvico de Teresina-PI. Os tratamentos foram dispostos em um delineamento em blocos ao acaso com cinco doses de Mo, na forma de FTE (0; 30; 60; 90 e 120 g ha-1 de Mo). A inoculação foi realizada utilizando-se a estirpe de Bradyrhizobium elkanii, BR 3262. Foram determinados, aos 36 dias após a emergência (DAE), o número e massa seca dos nódulos, as massas secas da parte aérea e raiz e acúmulo de N na parte aérea. A produtividade de grãos foi determinada aos 58 DAE. Não se verificou diferença entre os tratamentos para massa seca da parte aérea e raízes. O acúmulo de N na parte aérea (ANPA) e a produtividade de grãos foram maiores nos tratamentos com aplicação de Mo. A inoculação das sementes associada à aplicação de Mo favorece a nodulação e o acúmulo de N pelo feijão-caupi, aumentando a produtividade de grãos.


Palavras-chave


Bradyrhizobium elkanii; Feijão-de-corda; Vigna unguiculata

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.