Comunidade de bactérias e fungos de estercos antes e após vermicompostagem e no substrato hortícola após uso de vermicomposto

Patricia Vieira Tiago, Eliandra Meurer Melz, Gustavo Schiedeck

Resumo


O objetivo deste trabalho foi verificar a quantidade de bactérias e fungos em diferentes estercos e vermicompostos produzidos, bem como o efeito destes vermicompostos usados como adubo sobre a comunidade de bactérias e fungos de um substrato hortícola. No laboratório de Microbiologia da UNEMAT, foi realizada a contagem total de fungos em Ágar Batata Dextrose (BDA) e de bactérias em Ágar Nutriente (AN). A análise química dos estercos e dos vermicompostos foi realizada em laboratório particular credenciado, compreendendo carbono orgânico, matéria orgânica e relação C/N. O esterco eqüino apresentou os maiores valores de relação C/N, matéria orgânica e carbono orgânico, seguido do esterco ovino. Estes estercos, eqüino e ovino, apresentaram o menor número de microrganismos totais (bactérias e fungos) (2,4 x 106 UFC/g e 2,32 x 106 UFC/g). Após o processo de vermicompostagem, a quantidade de bactérias predominou quando comparado ao número de fungos nas amostras de húmus analisadas, exceto o húmus eqüino que apresentou uma grande quantidade de fungos (9,01 x 106 UFC/g) possivelmente pela alta relação C/N (22,22). Verificou-se um aumento na quantidade de bactérias e fungos após adubação com os diferentes húmus, sendo que o solo adubado com húmus bovino apresentou 32,96 x 106 UFC/g de bactérias e 8,26 x 106 UFC/g de fungos. Portanto, houve diferença na quantidade de microrganismos totais nos estercos, após o processo de vermicompostagem houve um aumento na comunidade de bactérias e fungos e nos solos adubados com alguns vermicompostos houve um aumento significativo na quantidade de bactérias e fungos.


Palavras-chave


Biodiversity of the soil. Organic manuring. Earthworm’s breeding. Bacteria. Fungi.

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.