Posições das mudas de alface nas bandejas de poliestireno e efeitos na normalidade e homogeneidade dos erros na produção de plantas

Bernardo Zanardo, Alessandro Dal'Col Lúcio, André Luiz Paludo, Daniel Santos, Vilson Benz

Resumo


A qualidade de um experimento pode ser descrita por intermédio de estatísticas, sendo o erro experimental um dos parâmetros de avaliação dessa qualidade. O objetivo do trabalho foi verificar a interferência de diferentes posições de mudas de alface em bandeja de poliestireno sobre a normalidade e homogeneidade dos erros em experimentos realizados em estufa plástica e em campo. Foram conduzidos seis experimentos no Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria, sendo três no verão (2006-2007) e três no outono-inverno (2007) com a cultura da alface, cultivar Vera. Os tratamentos foram 12 diferentes posições das mudas na bandeja de produção. As variáveis analisadas na produção de mudas e após o transplante aos ambientes foram a fitomassa fresca e seca da parte aérea e raiz e fitomassa fresca e seca da parte aérea, respectivamente. Foram testadas as normalidade e homogeneidade dos erros sendo comparadas às médias de cada tratamento. Há atendimento da homogeneidade e normalidade dos erros para as fitomassas fresca da parte aérea e de raiz de alface nos experimentos com diferentes posições de mudas na bandeja de produção, nos diferentes ambientes e estações sazonais de cultivo. Para a fitomassa seca da parte aérea não há atendimento da homogeneidade e/ou normalidade dos erros nos experimentos no verão, com produção de mudas e de plantas na estufa plástica. Para a fitomassa seca de raiz não há atendimento da normalidade dos erros no experimento no outono-inverno com produção de mudas.


Palavras-chave


Lactuca sativa; Planejamento experimental; Análise de variância; Mudas

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.