Indicadores de sustentabilidade do Perímetro Irrigado Baixo Acaraú, Ceará, empregando a análise multivariada

Fernando Bezerra Lopes, Eunice Maia de Andrade, Deodato do Nascimento Aquino, Francisco Antonio de Oliveira Lobato, Marcos Amauri Bezerra Mendonça

Resumo


O objetivo do estudo foi o desenvolvimento de uma análise integrada dos fatores determinantes da sustentabilidade do Perímetro Irrigado Baixo Acaraú (PIBAU), Ceará, pelo emprego da Análise Fatorial/Análise da Componente Principal (AF/ACP). A análise de campo foi realizada em duas etapas: setembro de 2006, com a aplicação de questionários a 22 irrigantes, e julho de 2007, quando foram efetuadas as avaliações dos sistemas de irrigação dos produtores que haviam participado da pesquisa. Pelo emprego da AF/ACP identificou-se que o modelo de melhor ajuste para expressar a sustentabilidade do PIBAU foi aquele composto por cinco fatores, explicando 79,14% da variância total, antes dissolvida em 12 dimensões. O primeiro fator (20,77% da variância total) é indicador do conhecimento e do uso de técnicas de produção agrícola. O segundo e terceiro fatores compõem um indicador relativo à saúde e conservação do meio ambiente. Os dois fatores restantes explicam 26,19% da variância total e são indicadores da eficiência de irrigação e educação ambiental, respectivamente. Outro ponto observado é que a análise fatorial resultou em grande redução no número de variáveis, uma vez que o melhor ajuste do modelo ocorreu com 12 das 27 variáveis analisadas.


Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.