Estudo agronômico qualitativo e quantitativo de Cyperus esculentus L. (junça) - Uma fonte inexplorada de alimento energético

Francisco José de Abreu Matos, Francisca Simões Cavalcanti, José Paz Parente

Resumo


Sob a denominação popular de junça ou junço são conhecidos no nordeste do Brasil os tubérculos comestíveis de Cyperus esculentus L, produzidos anualmente por pequenos agricultores de Tianguá (CE) e encontrados em feiras e mercearias daquela cidade, sendo usados na região como guloseima por seu sabor levemente adocicado de coco (Cocos nucifera L.), ou como remédio popular supostamente afrodisíaco e antiofídico. No Sul e Sudeste são denominados de junquinho. No exterior recebem os nomes de “chufa” (Espanha); “eart almond”, “tiger nut” e “earth almond” (Estados Unidos), “amande de terre” (França) e encontram uso popular, sob a forma de refresco medicinal, no tratamento caseiro do sarampo e de estados febris. Considerando a possibilidade de seu aproveitamnento como uma nova cultura para o Estado, foi cultivada no Horto de Plantas Medicinais da Universidade Federal do Ceará (UFC). A produção de tubérculos maiores, com baixo teor de umidade, estimada em 14 t ha-1, foi observada após 114 dias do plantio. Em sua composição foram encontrados amido, maltose e 15,25% de glicerídios (óleo fixo) dos ácidos graxos cáprico, caprílico, palmítico, oléico e araquidônico.


Palavras-chave


Cyperus esculentus. Junça. Chufa. Earth almond. Edible fixed oil. Starch. Maltose.

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.