Estimativas de parâmetros genéticos em genótipos de feijão-caupi

Fabrício Napoleão Andrade, Maurisrael de Moura Rocha, Regina Lúcia Ferreira Gomes, Francisco Rodrigues Freire Filho, Semíramis Rabelo Ramalho Ramos

Resumo


O objetivo deste trabalho foi estimar parâmetros genéticos em caracteres associados com a produção de feijão fresco em 14 genótipos de feijão-caupi de vagem roxa e grãos brancos. Foram conduzidos três experimentos: dois sob irrigação (2004 e 2005) e um em condições de sequeiro (2005), no campo experimental da Embrapa Meio-Norte, em Teresina-PI, em delineamento de blocos completos casualizados com quatro repetições. Foram avaliados os seguintes caracteres: número de dias para a colheita de vagens frescas (NDCVF), comprimento de vagens frescas (CVF), número de grãos por vagem fresca (NGVF), peso de cem grãos frescos (P100GF), produtividade de vagens frescas (PVF), produtividade de grãos frescos (PGF), índice de grãos frescos (IGF), valor de cultivo (VC) e porte da planta (PP). As correlações genotípicas foram superiores às fenotípicas e ambientais, destacando-se as correlações entre VC e PVF (100%). O coeficiente de variação genético variou de 6,58% (IGF) a 31,62% (PGF), com destaque também para PVF (30,16%). No geral, todos os caracteres exibiram alto componente genético na expressão do caráter, com destaque para o CVF (98,72%). Existe um alto componente genético na expressão fenotípica de todos os caracteres estudados, com grande probabilidade de ganhos genéticos em ciclos adicionais de seleção com base no fenótipo. A seleção de genótipos de feijão-caupi de alta produtividade e precoces é mais fácil do que a seleção de genótipos de alta produtividade e tardios, para o melhoramento do feijão fresco.


Palavras-chave


Vigna unguiculata; Produtividade agrícola; Variabilidade genética; Seleção

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.