Classificação climática e regionalização do semi-árido do Estado do Piauí sob cenários pluviométricos distintos

Aderson Soares de Andrade Júnior, Edson Alves Bastos, Alexandre Hugo Cezar Barros, Clescy Oliveira da Silva, Adriano Alex Nascimento Gomes

Resumo


A incorporação de cenários pluviométricos a estudos de classificação e regionalização climática torna-os mais ajustados e adequados à variabilidade natural das precipitações e às expectativas pluviométricas dos modelos numéricos de previsão climatológica em uso no Brasil. Este trabalho apresenta uma nova proposta de classificação climática e regionalização da região semi-árida do Estado do Piauí, utilizando-se o índice de umidade de Thornthwaite, obtido de balanços hídricos efetuados em diferentes cenários pluviométricos (anos secos, regulares, chuvosos e médios). O emprego de um sistema de informação geográfica permitiu a definição da percentagem da área dos municípios sob os diferentes tipos climáticos, em cada cenário pluviométrico. Foram definidos seis tipos climáticos: árido (E), semi-árido (D), sub-úmido seco (C1), sub-úmido (C2), úmido (B1) e úmido (B2), cujas áreas de ocorrência no Estado variaram de acordo com o cenário pluviométrico. A regionalização da região semi-árida (áreas com tipos climáticos E e D) apresentou ampla faixa de variação com o cenário pluviométrico e o critério de classificação climática adotado. No cenário regular, a delimitação da região semi-árida oscilou de 87,8% a 14,1% da área do Estado, abrangendo 199 e 34 municípios, respectivamente, dependendo do critério de classificação climática. A variabilidade observada, em termos de área e de número de municípios, expressa a tendência natural da variabilidade temporal e espacial da precipitação, refletida na caracterização dos cenários pluviométricos mais compatíveis com a realidade física.


Palavras-chave


Climatic index, GIS, rainfall season, water balance.

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.