Microrrelevo e a distribuição de frações granulométricas em Cambissolos de origem calcária

Daniel Pontes de Oliveira, Tiago Osório Ferreira, Ricardo Espíndola Romero, Paulo Roberto Silva Farias, Mirian Cristina Gomes Costa

Resumo


A Chapada do Apodi caracteriza-se como importante pólo agrícola no estado do Ceará. Apesar da homogeneidade de clima, relevo e material de origem, seus solos apresentam grande variabilidade de atributos, muitas vezes em pequenas escalas espaciais, indicando a necessidade de manejos distintos. O presente trabalho teve como objetivo estudar a influência do microrrelevo na variabilidade espacial das diferentes frações granulométricas dos solos da Chapada do Apodi. Para isso, foi realizado levantamento planialtimétrico em uma área de 102 ha, seguido de tradagens para coleta das amostras de solo e determinação da profundidade efetiva. As amostras foram submetidas à análise granulométrica e os dados foram tratados por meio da estatística descritiva e da geoestatística, utilizando-se semivariogramas e mapas de krigagem. Com base nas formas de microrelevo, o local de estudo foi compartimentado em 03 superfícies distintas (côncava, convexa e retilínea). Por meio dos resultados foi identificada clara influência do microrrelevo na distribuição das frações granulométricas. Maiores teores de argila e maiores profundidades de solos foram encontrados na superfície côncava. Estes resultados são indicativos de maior ação da pedogênese nos solos desta porção do terreno em resposta à existência de fluxos hídricos convergentes. A ocorrência de maiores teores de areia e solos mais rasos na superfície convexa e mais elevada indica menor ação da pedogênese e maior intensidade do processo de erosão seletiva. O uso da geoestatística contribuiu para a identificação de áreas com necessidades diferenciadas de manejo, servindo como importante ferramenta para a tomada de decisões, especialmente relacionadas à irrigação.

Palavras-chave


Chapada do Apodi; Variabilidade Espacial; Microtopografia; Solos-análise

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.