Avaliação da atividade fungicida de extratos e óleos essenciais sobre ferrugem asiática da soja

Daísa Bigaton, Lilian Maria Arruda Bacchi, Anelise Samara Nazari Formagio, Walber Luiz Gavassoni, Cláudia de Souza Zanella

Resumo


Os extratos e óleos essenciais extraídos de plantas têm grande potencial no controle de fitopatógenos, por sua ação fungitóxica direta, inibindo o crescimento micelial e a germinação de esporos, e pela capacidade de induzir o acúmulo de fitoalexinas nas plantas. Objetivou-se com esse trabalho avaliar o efeito de diferentes extratos metanólicos e óleos essenciais sobre a ferrugem asiática da soja (Phakopsora pachyrhizi). O experimento foi realizado em casa-de-vegetação e sala de incubação. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado com sete tratamentos e dez repetições. A cultivar de soja utilizada foi a BRS 245RR; os tratamentos constaram de óleos essenciais e extratos metanólicos dos gêneros Schinus terebinthifolius (aroeira-pimenteira), e Trichilia silvatica (quebra-machado, catiguá-vermelho), surfactante Tween 80 a 1% (v/v) e a testemunha água. As plantas foram pulverizadas com os respectivos tratamentos e inoculadas artificialmente com o fungo cerca de 24 horas depois. As características analisadas foram: número de folíolos/parcela; índice de clorofila; altura de plantas; intensidade da ferrugem asiática da soja; número de folíolos com ferrugem; número de folíolos com aspecto queimado. As plantas pulverizadas com extrato de Schinus a 5% (m/v) e óleo de Schinus a 1% (v/v) mostraram maior intensidade da doença, comparadas às pulverizadas com água. Estes dois tratamentos e o óleo de Trichilia a 1% provocaram uma maior incidência de folíolos queimados, indicando fitotoxicidade à cultura.

Palavras-chave


Biocontrole; Fungicidas; Phakopsora pachyrhizi

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.