Associações genotípicas entre componentes de produção e caracteres agronômicos em feijão-caupi

Odiluza Maria Saldanha de Oliveira, José Ferreira da Silva, Fábio Medeiros Ferreira, Cristiane da Silva Klehm, Catiele Vieira Borges

Resumo


A análise de coeficiente de correlação é uma importante ferramenta no estudo da associação entre os caracteres de feijão-caupi e para avaliar a contribuição de cada fator na produtividade desta cultura. Objetivou-se investigar as relações genotípicas entre a produtividade de grãos em feijão-caupi e alguns componentes de produção e características agronômicas, utilizando a análise de trilha para decompor as correlações em seus efeitos diretos e indiretos. O experimento foi realizado no período de maio a agosto de 2010. Foram utilizadas as cultivares BR8 Caldeirão, IPEAN V69, BRS Guariba e BR17 Gurguéia. Estimou-se as correlações genotípicas entre pares de caracteres e seus efeitos diretos e indiretos considerando os componentes de produção (número de vagens.planta-1 e número de sementes.vagem-1), caracteres agronômicos (altura da planta, área foliar e peso da matéria seca da parte aérea) e a produtividade de grãos. O diagrama de trilha com duas cadeias mostrou-se adequado em explicar as relações entre componentes primários, secundários e produtividade, considerando as altas estimativas dos coeficientes de determinação (R2) e baixos efeitos residuais. O número de vagens.planta-1 e a área foliar foram os caracteres mais correlacionados com a produtividade e se mostram eficientes em praticar-se seleção indireta, com  o intuito de obter ganhos genéticos sobre  o rendimento de grãos. Também mostraram ser caracteres importantes sobre os efeitos indiretos do número de sementes vagem-1, altura da planta e peso da matéria seca da parte aérea.

Palavras-chave


Feijão-caupi; Interação genótipo-ambiente

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.