Diferentes doses de potássio, na forma de nitrato de potássio, aplicadas via fertirrigação no mamão formosa

Thales Vinícius de Araújo Viana, Francisco Sildemberny Souza dos Santos, Solerne Caminha Costa, Benito Moreira de Azevedo, Antonio Evami de Sousa

Resumo


O objetivo deste trabalho foi estudar o efeito da aplicação de doses crescentes de adubação potássica, na forma de nitrato de potássio, via fertirrigação, na cultura do mamão grupo Formosa, variedade ‘Tainung Nº. 1’, em Limoeiro do Norte, CE. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos casualizados, com três repetições. Os tratamentos constaram da aplicação de quatro doses diferentes de nitrato de potássio (69; 137; 172 e 206 kg KNO3 ha-1 mês-1), correspondentes a 50; 100; 125 e 150% da recomendação da análise de solo. Foram avaliadas as variáveis diâmetro do caule, comprimento do fruto e número de frutos por planta. A utilização pelo produtor de maiores dosagens de nitrato de potássio aumenta o número de frutos por planta até certo valor limite, a partir do qual o valor dessa variável passa a decrescer. A aplicação de maiores doses de nitrato de potássio aumenta o comprimento médio do fruto.


Palavras-chave


Carica papaya L.. Irrigação. Fertilization. KNO3.

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.