Composição bromatológica e características fermentativas de silagens de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum.) cv. Roxo contendo níveis crescentes do subproduto da semente do urucum (Bixa orellana L.)

Josemir de Souza Gonçalves, José Neuman Miranda Neiva, Magno José Duarte Cândido, Bruno César Moura de Oliveira, Raimundo Nonato Braga Lôbo6

Resumo


O experimento foi desenvolvido objetivando-se avaliar o valor nutritivo e as características fermentativas de silagens de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum.) com adição do subproduto do processamento da semente do urucum (SSU). Foram utilizados silos experimentais de tubo de PVC (340 x 100 mm), em delineamento inteiramente casualizado com cinco níveis de adição (0; 5; 10; 15 e 20%) do SSU e quatro repetições. Após 64 dias da ensilagem, os silos foram abertos e foram colhidas amostras para a determinação dos teores de matéria seca (MS), extrato etéreo (EE), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), hemicelulose (HEM), nitrogênio amoniacal (N-NH3) e valores de pH. Os teores de MS foram elevados com a adição do SSU, com o nível de adição de 18,95% alcançando o teor de 28,00% de MS mínimo indicado para a predominância de fermentação lática. O teor mínimo de PB (6%), necessário para um bom funcionamento ruminal, foi obtido com 4,04% de adição do SSU. Os teores de FDN e FDA reduziram em 0,64 e 0,81 unidades percentuais, respectivamente, para cada 1% de adição do SSU. Todas as silagens apresentaram teores de N-NH3 abaixo de 12% e valores de pH abaixo do limite máximo (4,2), favorecendo a ocorrência de um bom processo fermentativo. Conclui-se que a adição do SSU promove adequada fermentação e melhoria nas características químicas das silagens de capim-elefante, não havendo nenhuma restrição à sua inclusão até o nível de 20% da matéria natural, como avaliado neste experimento.


Palavras-chave


ensilage, fermentation, neutral detergent fiber, pH, crude protein.

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.