Comportamento de pastejo e eficiência de polinização de cinco espécies de abelhas em flores de goiabeira (Psidium guajava L.)

José Everton Alves, Breno Magalhães Freitas

Resumo


A goiabeira (Psidium guajava L.) é uma planta nativa das Américas de elevado valor na economia brasileira para a indústria e para o comércio de frutos in natura. O presente trabalho foi realizado na fazenda Frutace, localizada no município de São Gonçalo do Amarante, Ceará, tendo-se como objetivos determinar quais os visitantes florais de comportamento mais propício ao sucesso da polinização da goiabeira e descrever suas características de pastejo nas flores, bem como sua resposta na produtividade de frutos de goiaba. Os dados foram coletados nos meses de setembro de 1999 a janeiro de 2000, entre plantas do cultivar paluma. Observou-se que as espécies de visitantes florais que poderiam polinizar a goiabeira foram as abelhas melífera (Apis mellifera), jandaíra (Melipona subnitida), cupira (Partamona cupira), mamangava (Xylocopa frontalis) e arapuá (Trigona spinipes). Entretanto somente as abelhas melífera, jandaíra e mamangava apresentaram comportamento de pastejo condizente com agentes polinizadores efetivos desta cultura, mas apenas Apis mellifera alcançou bons resultados na produção de frutos quando se permitiu somente uma visita por cada flor, diferindo significativamente das demais espécies estudadas.


Palavras-chave


pollinators, pollination, mellitophily, guava, entomophily.

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.