Emergência de plântulas de porta-enxertos de pessegueiro submetidos a diferentes períodos de estratificação

Clevison Luiz Giacobbo, Doralice Lobato de Oliveira Fischer, Márcia Denise Rossarolla, Claudiomar Fischer, Elaine Lobato de Oliveira

Resumo


Objetivou-se com este trabalho, avaliar a germinação e o desenvolvimento de plantas oriundas de duas cultivares de pessegueiro ‘Capdeboscq’ e ‘Okinawa’ sob diferentes períodos de armazenamento. O trabalho foi realizado em um viveiro comercial da empresa Frutplan Mudas Ltda, em Pelotas – RS, no período de maio a dezembro. Depois de despolpados e lavados em água corrente os caroços foram imersos em uma solução de hipoclorito de sódio (2,5%) e água na proporção de 1:2 por um período de 10 minutos, depois foram lavados em água corrente e postos para secar a sombra, sendo armazenados por um período de 10, 40, 70, 100 e 120 dias, sob temperatura ambiente, com exceção do último tratamento, após estes períodos os demais foram colocados em geladeira, a 6°C ± 2°C. As variáveis analisadas foram: porcentagem de plântulas emergidas, altura das plantas, diâmetro do tronco medido a 10 cm do colo, índice de velocidade de emergência em campo (IVEC) e dias para obtenção de 70% de emergência. A emergência da cv. Okinawa foi próximo a zero, com isto não foi considerada para avaliação de plântulas. Para a cv. Capdeboscq verificou-se diferenças significativas apenas para a variável dias para obtenção de 70% de emergência de plântulas, 112 a 123 dias, exceto para o tratamento com maior horas de frio que não atingiu os 70% de emergência. Conclui-se que os períodos de estratificação e frio não se mostraram vantajosos para obtenção de porta-enxertos de pessegueiro destas cultivares nas condições em que foi conduzido o experimento.

Palavras-chave


Prunus percica. Propagação. Germinação. Okinawa. Capdebosq.

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.