Utilização de marcadores moleculares RAPD e EST’s SSR para estudo da variabilidade genética em cana-de-açúcar

João Andrade Dutra Filho, Luciane Vilela Resende, Gerson Quirino Bastos, Djalma Euzébio Simões Neto, Paulo Rocha Machado

Resumo


Marcadores moleculares dos tipos RAPD e EST’s SSR foram utilizados como ferramentas para avaliar a variabilidade bem como estimar a divergência genética entre variedades comerciais e clones de cana-de-açúcar oriundos via autofecundação. Vinte e três genótipos foram utilizados neste estudo oriundos do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (PMGCA/RIDESA). A extração do DNA genômico seguiu a metodologia CTAB com modificações para cana-de-açúcar. Foram utilizados 11 oligonucleotídeos RAPD da operon Technologies e 7 EST’s SRR obtidos através de uma extensa revisão de literatura. As análises da divergência genética foram realizadas com o auxílio do Programa GENES. Os marcadores RAPD detectaram um alto grau de polimorfismo genético, produzindo 61 bandas, das quais 58 foram polimórficas. Os marcadores EST’s SSR amplificaram 38 alelos, sendo 34 polimórficos. Havendo a formação de três grupos, com a população estudada. A maior parte da variação genética foi mantida dentro das progênies, evidenciando a ocorrência de um alto grau de variabilidade genética entre os genótipos de cada progênie para fins de melhoramento. Através da divergência genética estimada foi possível identificar parentais divergentes para trabalhos de hibridação, visando a obtenção de clones superiores com caracteres de interesse à agroindústria canavieira. Os marcadores molecuares RAPD e EST’s SSR foram igualmente eficientes para estimar a variabilidade genética nos genótipos testados e elaborar os cruzamentos a serem realizados nos programas de melhoramento.

Palavras-chave


Cana-de-açúcar; Melhoramento Vegetal; Moléculas-modelos

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.