Mapa de vulnerabilidade da bacia do Acaraú, Ceará, à qualidade das águas de irrigação, pelo emprego do GIS

Eunice Maia de Andrade, Ticiana Mesquita Batista, Adunias dos Santos Teixeira, Marcos Meireles, Beatriz Fernandes Simplicio Sousa

Resumo


O monitoramento da qualidade da água utilizada pelos irrigantes na bacia do Acaraú, Ceará tornou-se de suma importância, visto que a região concentra grandes áreas irrigadas. Para se identificar a vulnerabilidade das áreas aos problemas de infiltração em decorrência da sodicidade da água empregada na irrigação, desenvolveu- se um estudo nas áreas irrigadas da referida bacia. Os dados empregados foram coletados de abril/2002 a março/2003, em 11 postos aleatoriamente distribuídos naquela bacia hidrografica. Foram coletadas 71 amostras de água, sendo as análises conduzidas no Laboratório de Água e Solos da Embrapa Agroindústria Tropical, onde foram determinados os seguintes atributos: pH, Condutividade Elétrica (CE), Na+, Ca+2, Mg+2, K+, Cl-, HCO3, PO4-2, NH4+, NO3-, SO4-2 e, posteriormente, calculados os valores de Razão de Adsorção de Sódio corrigida (RASº). Através de softwares Surfer e ArcView foi elaborado o mapa de vulnerabilidade da bacia do Acaraú quanto ao risco de sodicidade promovido pela água de irrigação e pelas classes de solos predominantes. Os resultados mostraram que em quase sua totalidade a bacia do Acaraú apresenta, em potencial, riscos altos e moderados/altos de problemas com a infiltração provocados pela sodicidade das águas. As áreas de maiores riscos estão localizadas na margem esquerda do rio Acaraú, onde as águas apresentam valores de CE < 0,21 dS.m-1. Observou-se, também, uma redução de risco do referido problema quando as águas dos tributários da margem direita encontravam as do próprio rio Acaraú. A vulnerabilidade da bacia do Acaraú aos problemas de infiltração nas áreasirrigadas é devido aos baixos valores da CE.


Palavras-chave


alkaline, irrigation, sodium, total salts.

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.