Determinação da variação genética em populações de Ajowan (Carum Copticum L.) usando técnicas estatísticas multivariadas

Mahdieh Dalkani, Abbas Hassani, Reza Darvishzadeh

Resumo


O experimento foi conduzido na Universidade de Urmia para avaliar a diversidade genética em populações iranianas de Ajowan, baseada  em características agro-morfológicas. Dez populações, coletadas em diferentes regiões, foram avaliadas num delineamento inteiramente casualizado, com oito a dez repetições. Foram avaliadas várias características agro-morfológicas, como o diâmetro do caule, altura da planta, número de ramos, número de folhas e folíolos, número de umbelas, número de umbelas em uma inflorescência, número de flores por umbelas e inflorescência, comprimento da folha, média distância internodal, peso seco da parte aérea, peso de cem sementes, número de sementes, rendimento biológico, rendimento por planta única, duração do período de maturação e índice de colheita,. Entre as características estudadas, um coeficiente de variação alto foi observado para o número de sementes (197,58), rendimento por planta única (57,56) e peso seco da parte aérea (56,28). As herdabilidades de sentido amplo, para todas as características estudadas, foram de moderadas a altas, e variaram de 0,41a 91%, com excepção do número de ramos e das características de comprimento e período de maturação, que teve baixa herdabilidade de sentido amplo. A análise de agrupamento, utilizando o método de Ward, classificou as dez populações de Ajowan em quatro grupos. A análise do componente principal, usando 18 características agro-morfológicas indicou que os primeiros dois componentes principais (PCs), com valores próprios de mais que um, representaram 74,5% da variância total. Os resultados da PCA foram consistentes com os da análise de agrupamento. O presente estudo demonstra que as populações Ajowan do Irã apresentaram uma diversidade de características agro-morfológicas considerável, e que são úteis no manejo de germoplasma e em programas de melhoramento.

Palavras-chave


Ajowan; Diversidade genética; Herdabilidade

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.