Efeito da condução de plantas na precocidade, rendimento e qualidade de frutos do damasco em solos ácidos

Tomo Milošević, Nebojša Milošević, Ivan Glisic

Resumo


O experimento foi conduzido em um pomar experimental em Prislonica, próximo a cidade de Cacak (Oeste da Sérbia) em solos pobres e ácidos durante os anos de 2008 e 2009 (segundo e terceiro ano após o plantio). O objetivo do trabalho foi de determinar o efeito do porta-enxerto da Myrobalan de variedades criadas em forma de Vaso aberto e do interenxerto, Espinho prêto de variedades criadas em forma de Copa central liderada no comprimento da parte aérea (PA),  da área do corte transversal do tronco (ACTT), da produção (P), coeficiente de rendimento (CR), massa do fruto (MF), conteúdo solúvel das matérias (CSM), da total quantidade de acidez (TQA) e a relação entre os conteúdos das matérias solúveis e da total quantidade de acidez, ou seja, o índice do maturidade (CSM/TQA = IA). Os testes incluiram 5 árvores de damasco de cada combinação porta-enxerto/variedade e porta-enxerto/interenxerto/variedade em 4 repetições. Os valores médios dos tratamentos foram comparados pelo LSD teste para p < 0,05. Com base nos resultados deste estudo, o porta-enxerto Myrobalan com a criação da forma de Vaso aberto provocou o crescimento das árvores de damasco e maior peso dos frutos. O interenxerto Espinho prêto com criação da forma de Copa central liderada provocou a redução do crescimento da árvore, maior produção, coeficiente de rendimento e pode ser adequado para plantios de alta densidade. Além disso, este interenxerto causou maior relação entre CSM/TQA em comparação com o porta-enxerto Myrabalan. Outras características do fruto, tais como o conteúdo das matérias solúveis e da total quantidade de acidez, são semelhantes a este respeito em ambas as variantes em condições de solos pobres e ácidos.

Palavras-chave


Prunus armeniaca L; Porta-enxerto e interenxerto; Crescimento das árvores; Coeficiente de rendimento; Índice de maturidade

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.