Cinética de absorção de K+ na ausência e presença de Na+ em raízes de cajueiro

Francisco Abel Lemos Alves, Sérgio Luiz Ferreira-Silva, Antônia Tathiana Batista Dutra Araújo, Vanda Lúcia Arcanjo Pereira, Joaquim Albenísio Gomes da Silveira

Resumo


Um dos efeitos da salinidade causado por excesso de Na+ nos solos é a redução dos níveis de K+ nos tecidos vegetais. O trabalho objetivou caracterizar as vias de absorção de K+ de alta e baixa afinidade em raízes de cajueiro na ausência e presença de concentrações de Na+. Os estudos de cinética de absorção de K+ na ausência e presença de NaCl foram realizados com raízes destacadas de plântulas de cajueiro cultivadas sob privação de K+. O excesso de Na+ no meio externo causou redução da absorção de K+ pelos sistemas de alta e de baixa afinidade. A redução da absorção de K+, causada pelo excesso de Na+ no meio, nas raízes de cajueiro ocorre por mecanismo competitivo. Esse tipo de competição foi evidenciado pelo aumento dos valores de Km para a absorção de K+ induzido pelo Na+ externo, sem alterar os valores de Vmáx. Os resultados mostram que a salinidade pode comprometer a aquisição e a utilização de K+ em plantas de cajueiro.

Palavras-chave


Cajú; Plantas-efeito do sal; Plantas-efeito do potássio

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.