Características físicas e composição químico-nutricional do fruto de castanheira-do-gurguéia (Dipteryx lacunifera Ducke)

Francisca Samara de Carvalho Ribeiro, Valdomiro Aurélio Barbosa de Souza, Ângela Celis Almeida Lopes

Resumo


A castanheira-do-gurguéia é uma fruteira nativa com grande importância regional, cuja amêndoa apresenta sabor agradável e exploração ainda limitada. O objetivo desta pesquisa foi avaliar as características físicas e químico-nutricionais dos frutos de 23 genótipos, provenientes de áreas de ocorrência natural da espécie nos cerrados do Sudoeste piauiense. Foram coletados de 30 a 50 frutos por genótipo. As características físicas analisadas foram: massa do fruto, massa do pericarpo, comprimento do fruto, espessura maior do fruto, relação comprimento do fruto/espessura maior do fruto, espessura menor do fruto, relação comprimento do fruto/espessura menor do fruto, espessura maior do pericarpo, espessura menor do pericarpo, diâmetro longitudinal da cavidade do pericarpo, diâmetro vertical da cavidade do pericarpo, massa da amêndoa, comprimento da amêndoa, espessura maior da amêndoa, espessura menor da amêndoa e relação comprimento da amêndoa/espessura maior da amêndoa. As seguintes características químico-nutricionais da amêndoa foram analisadas: gordura, proteína bruta, fibra bruta, cinzas, carboidratos totais, energia bruta e minerais (P, K, Ca, Mg, Mn, Fe, Cu e Zn). Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias dos genótipos foram comparadas pelo teste de agrupamento Scott-Knott a 5%. Houve diferenças entre os genótipos para todas as características físicas e químico-nutricionais avaliadas, com exceção do teor de Ca da amêndoa. Foi verificada a presença de variabilidade fenotípica no germoplasma analisado. O genótipo G-3 é o mais promissor em termos de massa, comprimento e espessura maior da amêndoa e os genótipos G-7, G-10, G-13 e G-23 os mais promissores em conteúdo químico-nutricional.


Palavras-chave


Noz; Genética vegetal; Cerrado piauiense

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.