Eficiência de produtos naturais no controle de Callosobruchus maculatus (Fab.) em feijão caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp) armazenado

Francisco Roberto de Azevedo, Ana Camile Lima Leitão, Marcos Aurélio Araújo Lima, Jorge Anderson Guimarães

Resumo


Na busca de alternativas ao controle químico de Callosobruchus maculatus, em feijão caupi armazenado, avaliou-se a eficiência de controle dessa praga utilizando os produtos Pironat® (extrato pirolenhoso), Rotenat® (rotenona), Natuneem® (azadiractina), Bovenat® (Beauveria bassiana) e Metanat® (Metarhizium anisopliae), além da testemunha sem aplicação. Os tratamentos foram conduzidos com quatro repetições cada, constituídos por 50 grãos de feijão, acondicionados em copos de acrílico transparentes de 300 mL e cobertos com tecido branco. Utilizaram-se os produtos em uma única aplicação antes da infestação. Sete e vinte e sete dias após a aplicação, avaliaram-se a mortalidade, a oviposição e a emergência dos adultos, respectivamente. O Rotenat® foi o produto mais eficiente no controle do caruncho. O Metanat® foi mais eficiente no controle da oviposição. Já o Natuneem® foi pouco eficiente devido a baixa concentração do produto nas sementes do feijão caupi. Embora os produtos testados não tenham causado 100% de controle, eles podem ser utilizados em programas de Manejo Integrado do Callosobruchus maculatus por serem baratos, de fácil aplicação e não provocam impacto ambiental em termos de risco de resíduos tóxicos aos grãos.


Palavras-chave


Stored grains, cowpea bean, alternative control, bean weevil

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.