Caracterização da fauna edáfica em sistemas de manejo para produção de forragens no Estado do Piauí

Luís Alfredo Pinheiro Leal Nunes, Danielle Ilze Barbosa da Silva, Ademir Sérgio Ferreira de Araújo, Luiz Carvalho Fernando Leite, Maria Elisabeth Fernandes Correia

Resumo


O objetivo desse trabalho foi avaliar a distribuição da fauna em função da umidade do solo em diferentes sistemas de manejo para a produção de forragens com capim-Tifton 85 (Cynodon dactylon Pers. x C. niemfuensis Vanderys), capim-Tanzânia (Panicum maximum Jacq. cv. Tanzânia), capim-Andropogon (Andropogon gayanus Kunth), Leucena (Leucaena leucocephala (Lam.) R. de Wit.) tendo como controle uma Mata dos Cocais. A coleta da fauna foi feita utilizando-se armadilhas do tipo Pitfall em duas épocas do ano: setembro de 2007 e março de 2008, período seco e chuvoso, respectivamente. Os sistemas com capim-Tifton, capim-Tanzânia e Leucena mostraram maior número de indivíduos nos dois períodos avaliados. A queimada ocorrida no capim-Andropogon antes da primeira coleta resultou em uma redução na abundância e diversidade da fauna edáfica. Os maiores valores em riqueza, diversidade e uniformidade de fauna foram obtidos na amostragem realizada no período úmido. A mata mostrou maior diversidade e equitabilidade nos dois períodos avaliados. Em situação de estresse hídrico alguns grupos como Formicidae e Collembola predominaram nos sistemas de manejo diminuindo a uniformidade, enquanto no período úmido vários grupos mostraram boa representatividade o que favoreceu a uniformidade. A análise multivariada de componentes principais evidenciou que os sistemas com mata, capim-Tifton e capim-Tanzania e Leucena mostraram associação com vários grupos da fauna edáfica nos dois períodos avaliados enquanto que o sistema com capim-Andropogon, que sofreu queimada, apresentou afinidade apenas com o grupo Heteroptera, no período seco.


Palavras-chave


Leguminosa arbórea; Pastagem; Sazonalidade

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.