Escoamento, perdas de solo e nutrientes em campos não cultivados em regiões semiáridas

Julio Cesar Neves dos Santos, Helba Araújo de Queiroz Palácio, Eunice Maia de Andrade, Ana Célia Maia Meireles, José Ribeiro de Araújo Neto

Resumo


Embora a erosão hídrica seja a principal agente no empobrecimento dos solos e na contaminação dos recursos hídricos, poucos são as mensurações efetuadas em campo. A baixa disponibilidade de dados obtidos in loco é decorrente do elevado custo e das dificuldades na efetivação destas mensurações, em especial nas regiões semiáridas. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivos investigar a ação das erosividades das chuvas sobre o escoamento superficial, bem como as perdas de solo e nutrientes em áreas não cultivadas do semiárido cearense. O experimento foi conduzido em uma parcela de erosão (20 m2) sob condições de áreas não cultivadas com cobertura vegetal composta por extrato herbáceo. Neste estudo foram investigados 37 eventos registrados no período chuvoso de 2009 (janeiro/maio). O acumulado mensal do escoamento superficial variou de 3,4 a 168,9 mm, correspondendo a 1,8 e 42,3% da precipitação total mensal, para janeiro e abril, respectivamente. As perdas de solo para todo o período estudado foram de 2.166,6 kg ha-1, com destaque para o mês de fevereiro com perdas de 834,3 kg ha-1, correspondendo a 38,5% do valor total. O índice de erosividade (EI30) da chuva foi de 5.716,4 MJ mm ha-1 h-1. A alta variabilidade nos valores de perda de solo por eventos isolados foi influenciada principalmente pela umidade antecedente do solo. Os resultados obtidos nesse trabalho, embora iniciais, são valiosos para a gestão e planejamento adequado de uso da terra, principalmente em regiões semiáridas onde essas informações são mais escassas.

Palavras-chave


Solos-erosão; Sedimentos (Geologia); Regiões áridas

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.