Amostragem de acessos introduzidos e melhorados para composição de uma coleção núcleo de milho

Ronaldo Rodrigues Coimbra, Glauco Vieira Miranda, Cosme Damião Cruz, Derly José Henriques da Silva, Ramiro Andrade Vilela

Resumo


Visando a amostragem de acessos para comporem uma coleção núcleo de milho, foram amostrados acessos introduzidos e melhorados da Coleção Ativa de Germoplasma da Embrapa Milho e Sorgo, localizada em Sete Lagoas, MG. A estratégia de amostragem utilizada foi baseada em análise multivariada, sendo adotada intensidade de amostragem de 20%. A estratificação dos acesos introduzidos foi realizada principalmente de acordo com o país de origem, local de avaliação e tipo de grão. Para os acessos melhorados considerou-se principalmente o tipo de grão e a instituição responsável pela realização do melhoramento do acesso. Verificou-se a necessidade de se realizar a caracterização e avaliação de muitos acessos introduzidos e melhorados. Foi possível observar a existência de variabilidade genética entre os acessos introduzidos e melhorados. As características altura de planta e peso de mil grãos foram as que mais contribuíram para a discriminação dos genótipos. A utilização combinada do método de Tocher tendo como medida de dissimilaridade a distância euclidiana invertida e a análise de dispersão gráfica com base nos três primeiros componentes principais foi eficiente. Foi possível a amostragem de acessos para comporem uma coleção núcleo de milho com base em análise multivariada a partir de dados de caracterização e avaliação.

Palavras-chave


Zea mays L.; Coleção nuclear; Diversidade; Recursos genéticos

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.