Profundidade do solo e micro-relevo em bananais irrigados: impactos na nutrição mineral e potencial produtivo

Mirian Cristina Gomes Costa, Eurileny Lucas de Almeida, Tiago Osório Ferreira, Daniel Pontes de Oliveira, Ricardo Espíndola Romero

Resumo


O objetivo deste trabalho foi verificar o papel da profundidade do solo e da microtopografia em aspectos nutricionais e produtivos de bananais irrigados. O estudo foi conduzido na Chapada do Apodi (CE), em área com variações na profundidade do solo. Os tratamentos foram sítios (locais) em diferentes classes de micro-relevo (côncavo, convexo e retilíneo) que abrangeram quatro profundidades de solo: A) 0,92 m; B) 0,77 m; C) 0,65 m; D) 0,52 m. Foram avaliados: altura da planta mãe (APM), altura da planta filha (APF), diâmetro do pseudocaule da planta mãe (DPPM), massa de folhas frescas (MFF) e secas (MFS), teores de fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), enxofre (S) e sódio (Na) no tecido vegetal e massa dos cachos. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com sete repetições para avaliações de crescimento e cinco repetições para avaliações referentes à massa de folhas, estado nutricional e produção. A análise estatística foi feita pela ANOVA e DMS a 5% de significância. APM e DPPM foram maiores em A e C, enquanto que menores médias ocorreram no solo mais raso (D). MFF e MFS foram superiores em A e D que também apresentaram maior acúmulo de nutrientes nas folhas. Entretanto, maiores teores foliares e níveis adequados de P ocorreram em A, que também apresentou maior massa de cachos em relação aos solos mais rasos. Isto mostra que a profundidade efetiva do solo e o micro-relevo influenciam a absorção de nutrientes, o crescimento e o potencial produtivo de bananeiras irrigadas na Chapada do Apodi.

Palavras-chave


Musa sp.; Profundidade efetiva do solo; Macronutrientes; Semiárido cearense

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.