Caracterização física de pedúnculos de clones de cajueiro anão precoce em diferentes estádios de maturação

Mônica Maria de Almeida Lopes, Carlos Farley Herbster Moura, Fernando Antônio Souza de Aragão, Thiago Gomes Cardoso, Joaquim Enéas Filho

Resumo


Este estudo foi realizado para avaliar os atributos de pedúnculos de clones de cajueiro anão precoce CCP 76, CCP 09, BRS 189 e BRS 265 em sete diferentes estádios de maturação, oriundos do Campo Experimental da Embrapa Agroindústria Tropical localizado no município de Pacajus (CE). As variáveis avaliadas foram: diâmetro basal e apical, comprimento dos pedúnculos, massa total dos cajus (massa da castanha + pedúnculo), massa dos pedúnculos e das castanhas e firmeza dos pedúnculos. Considerando a homogeneidade ou não das variâncias, confirmadas pelo teste F de Fisher, as médias foram comparadas por meio do Teste t de Student ao nível de 5%. O clone CCP 76 destacou-se por possuir os melhores parâmetros físicos, a exceção da firmeza dos pedúnculos, sendo o mesmo indicado para o consumo e comercialização in natura.


Palavras-chave


Anacardium occidentale L.; Comercialização in natura; Pedúnculos-maturação

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.