Análise dialélica da produtividade, capacidade de expansão e resistência à ferrugem-polissora em linhagens de milho-pipoca

Rafael Augusto Vieira, Carlos Alberto Scapim, Dauri José Tessmann, Fernando Teruhiko Hata

Resumo


Dez linhagens de milho-pipoca (grupo de linhagens IAC 112 × grupo de linhagens ‘Zaeli’) foram cruzadas em esquema dialélico parcial circulante. Os híbridos foram avaliados quanto ao rendimento de grãos (RG), capacidade de expansão (CE) e resistência parcial à ferrugem-polissora (Puccinia polysora Pp), em delineamento de blocos completos com tratamentos ao acaso, com três repetições. As características foram utilizadas para análises de variância e dialélicas de Kempthorne e Curnow. A capacidade geral de combinação (CGC) foi significante (p < 0,10) no grupo Zaeli para RG, CE e resistência à Pp. Isto indicou a predominância de genes aditivos, e que métodos de seleção recorrente são recomendados para estas características. Não foram encontradas linhagens com CGC favoráveis para RG e CE. A linhagem P8.5 foi recomendada para integrar populações para melhoramento visando resistência à Pp. A capacidade específica de combinação somente foi detectada para RG. O híbrido P9.24 × P8.6 pode ser promissor para RG se explorando usando métodos intrapopulacionais de melhoramento.

Palavras-chave


Zea mays; Capacidades geral e específica de combinação; Puccinia polysora; Melhoramento vegetal

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.