Efeito da inclusão do farelo de coco em rações para frangos de corte

Silvana Cavalcante Bastos, Maria de Fátima Freire Fuentes, Ednardo Rodrigues Freitas, Gastão Barreto Espíndola, Carlla Vivianny de Paula Braga

Resumo


O experimento foi conduzido para avaliar o efeito da inclusão do farelo de coco (FC) na ração sobre o desempenho e as características de carcaça de frangos de corte. No estudo foram utilizados 576 pintos com sete dias de idade, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado, com seis tratamentos e oito repetições de 12 aves cada. Os tratamentos consistiram na inclusão do FC nos níveis 0; 3,5; 7,0; 10,5; 14,0 e 17,5% em rações isonutrientes. À medida que o nível desse alimento aumentou na ração, houve redução linear no consumo e no ganho de peso em todas as fases. Para conversão alimentar houve efeito quadrático na fase inicial e linear no período total. Em relação ao grupo controle, observou-se que na fase inicial as aves alimentadas com as rações contendo FC reduziram o consumo e o ganho de peso e tiveram pior conversão alimentar. Na fase final, o consumo e o ganho de peso não diferiram entre os tratamentos. As características de carcaça não foram influenciadas significativamente pela inclusão do FC. Conclui-se que a inclusão do FC deve ser de 5% na fase de 7 a 21 dias de idade, podendo aumentar até 17,5% na fase de 21 a 42 dias.


Palavras-chave


alternative feed, feed intake, feed conversion, crude fiber

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.