Temperaturas e substratos para germinação e vigor de sementes de Euterpe oleracea Mart.

Juliana Simões Nobre Gama, Denise Maria de Oliveira Monte, Edna Ursulino Alves, Riselane de Lucena Alcântara Bruno, Joel Martins Braga Júnior

Resumo


O conhecimento das condições ótimas para a germinação, principalmente da temperatura e do substrato, é de fundamental importância, tendo em vista que estes fatores variam entre sementes de diferentes espécies. O objetivo do trabalho foi avaliar a influência de diferentes substratos e temperaturas para condução de testes de germinação e vigor de sementes de Euterpe oleracea. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Análise de Sementes do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba. Os tratamentos foram distribuídos em esquema fatorial 4 x 4, com os fatores temperaturas (20-30; 25; 30 e 35 oC) e substratos (areia, Bioplant®, Plantmax® e vermiculita) e quatro repetições cada. Para avaliação do efeito dos tratamentos foram realizados testes de germinação e vigor (índice de velocidade de germinação, comprimento e massa seca de plântulas). As condições ideais para testes de germinação e vigor em sementes de Euterpe oleracea estão em substrato vermiculita sob temperaturas de 20-30; 30 e 35 oC, areia a 30 e 35 oC, plantmax® a 20-30 °C e bioplant® a 35 oC.


Palavras-chave


Açaizeiro; Florestal; Semente recalcitrante; Amazônia

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.