Desempenho agronômico da cenoura adubada com jitirana antes de sua semeadura

Mychelle Karla Teixeira de Oliveira, Francisco Bezerra Neto, Aurélio Paes Barros Júnior, Jailma Suerda Silva de Lima, Joserlan Nonato Moreira

Resumo


A jitirana é uma planta herbácea nativa que se apresenta como uma fonte potencial para adubação verde no nordeste semi-árido do Brasil e gera inúmeros benefícios, com destaque para o aumento da disponibilidade de nutrientes para as culturas. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o desempenho agronômico da cenoura adubada com jitirana antes de sua semeadura. Um experimento foi conduzido na horta didática do Departamento de Ciências Vegetais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró-RN, no período de setembro a dezembro de 2008. O delineamento experimental usado foi em blocos completos casualizados com os tratamentos arranjados em esquema fatorial 4 x 4 + 1, com três repetições. O primeiro fator foi constituído pelas quantidades de jitirana incorporadas ao solo (5,4; 8,8; 12,2 e 15,6 t ha-1 em base seca) e o segundo fator pelos tempos de incorporação da jitirana (0; 10; 20 e 30 dias antes da semeadura da cenoura - DAS). O tratamento adicional (testemunha) foi de 80 t ha-1 de esterco bovino. As características avaliadas na cenoura foram: altura das plantas, número de folhas por planta, massa seca da parte aérea, produtividade comercial, produtividade refugo e produtividade classificada. Não houve interação significativa entre os fatores quantidades de jitirana incorporadas ao solo e seus tempos de incorporação antes da semeadura da cenoura em nenhuma das características avaliadas. O melhor desempenho produtivo da cenoura foi obtido na quantidade de 15,6 t ha-1 de jitirana incorporada ao solo e no tempo de 20 dias antes de sua semeadura.


Palavras-chave


Daucus carota; Merremia aegptya; Adubo verde

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.