Qualidade pós-colheita de cenoura durante o desenvolvimento em monocultivo e consorciada com rabanete

Rafaella Martins de Araújo Ferreira, Edna Maria Mendes Aroucha, Hélida Campos de Mesquita, Francisco Cláudio Lopes de Freitas, Glauber Henrique de Sousa Nunes

Resumo


O trabalho objetivou avaliar a qualidade pós-colheita de cenoura ‘Brasília’ durante o desenvolvimento em monocultivo e consorciada com rabanete ‘Crimson Gigante’. A semeadura foi realizada sob canteiros da horta experimental da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), localizada no município de Mossoró-RN. A adubação foi efetuada conforme as exigências da cultura. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos casualizados, no esquema fatorial 2 x 4 (dois sistemas de cultivo e quatro épocas de colheita) com quatro repetições. As raízes de cenoura foram colhidas nos intervalos de 83; 91; 99 e 107 dias após a semeadura, e em seguida foram transportadas para o Laboratório de Pós-Colheita da UFERSA, onde procederam-se as seguintes análises físicas e físico-químicas das raízes: massa fresca, comprimento, diâmetro, firmeza, sólidos solúveis, potencial hidrogeniônico, acidez titulável e vitamina C. As variáveis estudadas foram submetidos à análise de variância e os níveis do fator qualitativo (sistemas de cultivo) foram comparados pelo teste de Tukey, enquanto para o fator quantitativo (épocas de colheita) procedeu-se o ajuste de modelos de regressão. O sistema de produção consorciado de cenoura e rabanete não propiciou diferença nas características avaliadas. Exceto para o diâmetro das raízes, que foi menor em cultivo consorciado. A época de colheita das raízes influenciou no diâmetro, pH, acidez titulável e vitamina C. Com exceção do pH, as demais características aumentaram com a época de colheita.


Palavras-chave


Cenoura; Rabanete; Cultivo consorciado

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.