Enraizamento in vitro de clones de mamoeiro ‘Tainung 01’

Jeferson Pereira Ferreira, Edilson Romais Schmildt, José Augusto Teixeira do Amaral, Omar Schmildt, Adriel Lima Nascimento

Resumo


Objetivou-se neste trabalho verificar a variabilidade existente entre clones da geração F2 de mamoeiro ‘Tainung 01’ quanto ao enraizamento in vitro. Os clones foram obtidos pela multiplicação de explantes a partir de plantas da geração F2 obtidas em casa de vegetação, mantendo-se a identificação durante três subcultivos. A porcentagem de enraizamento e o crescimento de ramos foram avaliados a partir de ramos de 10 clones de mamoeiro ‘Tainung 01’ em meio de enraizamento contendo sais e vitaminas do meio MS, acrescido de 0,2 mg L-1 de AIB. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com três repetições e 10 ramos por repetição individualizados em tubos de ensaio de 25 x 150 mm. Pelos resultados obtidos verificou-se que é possível selecionar clones mais responsivos à rizogênese in vitro de ‘Tainung 01’ a partir de segregantes da geração F2. A seleção dos clones mais responsivos para estabelecimento de protocolos comerciais depende da avaliação em campo, em decorrência da segregação para as características produtivas obtidas na geração F2.


Palavras-chave


Carica papaya; Genótipos; Micropropagação; Cultura de tecidos

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.